SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 edição especial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versão impressa ISSN 1414-3283

Resumo

AZEVEDO, Ana Lucia Martins de  e  COSTA, André Monteiro. A estreita porta de entrada do sistema único de saúde (SUS): uma avaliação do acesso na estratégia de saúde da famíliaLa estrecha puerta de entrada del sistema único de salud (SUS): una valoración del acceso en la estrategia de salud de la familia (ESF). Interface (Botucatu) [online]. 2010, vol.5Selected edition, pp. 0-0. ISSN 1414-3283.

Este estudo objetivou analisar a percepção dos usuários sobre o acesso à Estratégia de Saúde da Família (ESF) em suas dimensões geográfica, organizacional, sóciocultural e econômica. Fez-se uma avaliação de processo com abordagem qualitativa por meio de entrevista aberta, observação direta e análise documental, em Recife, Pernambuco. Os principais problemas foram: deficiente sistema de referência e contra-referência; demora no retorno dos resultados dos exames laboratoriais; excessivo número de famílias por equipe; dificuldades para marcar consultas; despesas com medicamentos. Foram observadas facilidades na relação profissional-usuário, bem como na proximidade geográfica da unidade de saúde. A ESF revelou-se uma estreita porta de entrada do SUS, merecendo um olhar distinto, que adote como ponto de partida as necessidades dos indivíduos demandatários de suas ações, bem como as lógicas que norteiam as ações dos sujeitos envolvidos no cuidado.

Palavras-chave : Sistema Único de Saúde (SUS); Acesso e avaliação da qualidade da assistência à saúde; Estratégia de Saúde da Família; Satisfação do usuário; Atenção primária à saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )