Roberto Cataldo ROBERTO CATALDO

SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 special edition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Ciências Sociais

Print version ISSN 0102-6909

Abstract

LAVALLE, Adrián Gurza; HOUTZAGER, Peter P.  and  CASTELLO, Graziela. Representação política e organizações civis: novas instâncias de mediação e os desafios da legitimidade.Translated byRoberto Cataldo. Rev. bras. ciênc. soc. [online]. 2007, vol.3Selected edition, pp. 0-0. ISSN 0102-6909.

Este artigo visa a iluminar a emergência de formas de representação política realizada por organizações civis e algumas de suas possíveis conseqüências para a ampliação da democracia. Não existem modelos decantados histórica ou teoricamente para pensar como organizações civis podem construir uma representatividade de índole política e por isso a questão tem recebido pouca atenção a despeito da sua crescente importância. Resultados de pesquisa ampla realizada em São Paulo mostram que as dinâmicas de representação no terreno das organizações civis ocorrem em estreita conexão com os canais tradicionais da representação política. Mais: ao lado de noções de representação que encarnam dissonâncias irreconciliáveis com a democracia, há evidências do surgimento de uma nova noção de representação propriamente política e compatível com a democracia no seio das organizações civis.

Keywords : Representação política; Sociedade civil; Conselhos gestores de políticas; Participação; Reforma da democracia.

        · abstract in English | French     · text in English     · pdf in English