ISSN 1518-3319 versão impressa

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

 

Escopo e política

Dirigida, sobretudo ao público acadêmico dos campos disciplinares que constituem as Ciências Sociais e Humanas, Topoi. Revista de História publica artigos, ensaios, entrevistas, debates, traduções e resenhas críticas, inéditos, na área de História.

A submissão de trabalhos está sujeita à aprovação prévia do Comitê Editorial da revista que, em seguida, são avaliados por dois pareceristas externos. Caso haja divergência entre eles, o trabalho é enviado a um terceiro consultor. A aceitação final depende de recomendação dos pareceristas, da efetivação, pelo(s) autor(es), das alterações necessárias e da aprovação final pelo Comitê Editorial.

 

Forma e preparação de manuscritos

Os padrões editoriais da revista são os seguintes:

  1. Artigo, ou ensaio, entre 36.000 e 64.000 caracteres com espaço, incluindo notas e referências bibliográficas.
  2. Resenha crítica, entre 10.000 e 18.000 caracteres com espaço, de obras que tenham sido publicadas, no máximo, há dois anos, ou de títulos esgotados e com reedição recente. Respeitando a abordagem histórica, também podem ser submetidas resenhas acerca de outras expressões da cultura, tais como filmes, exposições, peças teatrais etc.
  3. Tradução, entre 36.000 e 64.000 caracteres com espaço, incluindo as notas e as referências bibliográficas. A submissão de tradução deverá vir acompanhada da autorização do autor do texto original.
  4. A contribuição deve ser original e inédita, não estar sendo avaliada por outra publicação e não ter indicação de autoria. Reitera-se que devem ser excluídas do arquivo todas as informações que possam identificar a autoria do trabalho.
  5. As submissões devem ser enviadas em arquivos no formato Microsoft Word, ou RTF. Se contiverem imagens fotográficas, ilustrações, tabelas e/ou gráficos, devem estar inseridos no corpo do texto. As tabelas e gráficos são numerados consecutivamente com algarismos arábicos e encabeçados por título. As imagens, em formato JPG, devem ter legendas iniciadas pelo termo Figura e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos, com as fontes devidamente mencionadas.
  6. Em arquivo separado, no mesmo formato acima, devem constar os dados pessoais do(s) autor(es) (nome completo, endereço, telefone, e-mail) e biografia resumida: titulação, vínculo institucional, cargo, publicações mais recentes (três menções, no máximo).
  7. As seções de um artigo, ou ensaio, pela ordem, são as seguintes: texto, notas, fontes documentais (quando for o caso), referências bibliográficas, resumo, palavras-chave, abstract e keywords.
  8. Artigos e ensaios são encabeçados, na primeira página, pelo título em português e em inglês, em fonte negrito Times New Roman 12, centralizado; maiúscula apenas no início do título (ou se, nele, houver substantivo próprio). Resenhas devem ter título (em português e inglês), seguido pela referência bibliográfica completa da obra analisada. Resenhas não contêm resumo, abstract, palavras-chave, keywords, notas, nem referências bibliográficas.
  9. Os subtítulos das seções em que o artigo, ou ensaio, pode ser dividido devem vir em negrito e com maiúscula apenas no início (ou se, nele, houver substantivo próprio). Uma linha de espaço entre o parágrafo anterior e o subtítulo, e nenhum espaço entre este e o início do parágrafo seguinte, devem ser observados.
  10. Os trabalhos são digitados em fonte normal Times New Roman 12; alinhamento justificado; tabulação padrão (1,25cm) no início dos parágrafos; espaço entre linhas 1,5; página tamanho A4; margens superior e inferior, direita e esquerda, 2,5 cm.
  11. Citações com mais de três linhas são destacadas do texto, sem aspas, compondo parágrafo com recuo de 1,5 cm na margem esquerda, fonte normal Times New Roman, 11, espaço entre linhas simples. Citações com menos de três linhas são incluídas no corpo do texto, entre aspas, em fonte normal. O uso de itálico deve ficar restrito a palavras e trechos em língua estrangeira.
  12. Citações em língua estrangeira aparecem traduzidas; o original constará de nota, com a informação sobre a autoria da tradução.
  13. As notas aparecem ao final do texto, em fonte normal Times New Roman, tamanho 10, espaço entre linhas simples, alinhadas à esquerda, podendo ser de caráter explicativo ou conter referências bibliográficas (o padrão editorial da revista não contempla o sistema autor-data, no corpo de texto). Quando for o caso, mencionar, na primeira nota, a instituição, ou agência de fomento, que financiou a pesquisa da qual resultou o trabalho.
  14. As referências bibliográficas, listadas ao final do artigo em ordem alfabética, após as notas, devem estar de acordo com as normas da ABNT e digitadas em fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento à esquerda, com espaço simples entre as linhas e uma linha de separação entre cada indicação.
  15. Após as referências bibliográficas, apresenta-se o Resumo em um único parágrafo, com, no máximo, 10 linhas (700 a 1.050 caracteres com espaço), acompanhado de cinco palavras-chave. Em seguida, Abstract e keywords, seguindo as mesmas especificações.
  16. Anexos e/ou apêndices serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão do texto.
  17. Todos os trabalhos deverão ser apresentados após revisão gramatical e ortográfica (de acordo com o estabelecido no Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa). Poderão ser submetidos, eventualmente, originais em espanhol, francês e inglês; além da aprovação no processo de avaliação, a publicação dependerá, entretanto, das possibilidades de tradução.
O envio de originais implica a cessão de direitos autorais e de publicação para Topoi. Revista de História. Os dados, conceitos e opiniões apresentados nos trabalhos, bem como a exatidão das referências documentais e bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.

Envio de manuscritos

Topoi. Revista de História publica artigos, ensaios, entrevistas, debates, traduções e resenhas críticas, inéditos, na área de História, e recebe colaborações em fluxo contínuo através do endereço eletrônico topoi@historia.ufrj.br.

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


© 2009 Universidade Federal do Rio de Janeiro

Largo de São Francisco 1 - sala 205 - Centro
20051-070 Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Tel.: +55 21 2221-0034/ 2252-8033/ 2252-8035
Fax.: +55 21 2221-1470


topoi@ifcs.ufrj.br