ISSN 0102-6909 versão impressa

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Objetivo e política editorial

A Revista Brasileira de Ciências Sociais publica artigos e resenhas em Ciências Sociais, consolidando-se como uma das principais revistas brasileiras na área, e alcançando ampla diversidade temática, disciplinar e conceitual. Além de autores nacionais, incorpora contribuições de cientistas sociais estrangeiros de renome.

O envio espontâneo de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à ANPOCS. A revista não se obriga a devolver os originais das colaborações enviadas.

 

Normas para a apresentação de colaborações

Os artigos apresentados devem ser inéditos e exclusivos durante o processo de avaliação na RBCS. Deverão ser enviados para o e-mail rbcs@anpocs.org.br e poderão ter até 55 mil caracteres com espaços, incluindo a bibliografia. É necessário conter uma carta de envio com endereço postal e eletrônico, telefone, resumo, 5 palavras-chave e pequena biografia do(a) autor(a), incluindo: formação,instituição, cargo, áreas de interesse e 3 últimas publicações. Qualquer identificação de autor(a) deve constar em folha ou arquivo separado.

As resenhas devem ter de 10 a 15 mil caracteres com espaços e conter a referência completa do livro, além de título e de identificação do(a) autor(a) no final do texto (nome completo e filiação institucional).
 
Os autores, cujos textos forem aprovados para publicação, entregarão seu trabalho com as seguintes diretrizes: 

  • Quadros, mapas, tabelas etc. em arquivo separado, com indicações claras, ao longo do texto, dos locais em que devem ser incluídos.
  • As menções a autores, no correr do texto, seguem a forma - (Autor, data) ou (Autor, data, página), como nos exemplos: (Jaguaribe, 1962) ou (Jaguaribe, 1962, p. 35). Se houver mais de um título do mesmo autor no mesmo ano, eles são diferenciados por uma letra após a data: (Adorno, 1975a), (Adorno, 1975b) etc.
  • Colocar como notas de rodapé apenas informações complementares e de natureza substantiva, sem ultrapassar 3 linhas.
  • A bibliografia entra no final do artigo, em ordem alfabética.
  • O título do artigo deve ter, no máximo, 90 caracteres com espaços.
  • Resumos, título do artigo e palavras-chave devem ser enviados em português, inglês e francês (este último idioma, se possível).

CRITÉRIOS BIBLIOGRÁFICOS

Livro: sobrenome do autor (em caixa alta) /VÍRGULA/ seguido do nome (em caixa alta e baixa) /PONTO/ data entre parênteses /VÍRGULA/ título da obra em itálico /PONTO / nome do tradutor /PONTO/ nš da edição, se não for a primeira /VÍRGULA/ local da publicação /VÍRGULA/ nome da editora /PONTO.

EXEMPLO:
SACHS, Ignacy. (1986), Ecodesenvolvimento, crescer sem destruir. Tradução de Eneida Cidade Araújo. 2a edição, São Paulo, Vértice.

Artigo: sobrenome do autor, seguido do nome e da data (como no item anterior) / "título do artigo entre aspas /PONTO/ nome do periódico em itálico /VÍRGULA/ volume do periódico /VÍRGULA/ número da edição /DOIS PONTOS/ numeração das páginas.

EXEMPLO:
REIS, Elisa. (1982), "Elites agrárias, state-building e autoritarismo". Dados, 25, 3: 275-96.

Coletânea: sobrenome do autor, seguido do nome e da data (como nos itens anteriores) / "título do capítulo  entre aspas'' /VÍRGULA/ in (em itálico)/ iniciais do nome, seguidas do sobrenome do(s) organizador(es) /VÍRGULA/ título da coletânea, em itálico /VÍRGULA/ local da publicação /VÍRGULA/ nome da editora /PONTO.

EXEMPLO:
ABRANCHES, Sérgio Henrique. (1987), "Governo, empresa estatal e política siderúrgica: 1930-1975", in O.B. Lima & S.H. Abranches (org.), As origens da crise, São Paulo, Iuperj/Vértice.

Teses acadêmicas: sobrenome do autor, seguido do nome e da data (como nos itens anteriores) /VÍRGULA/ título da tese em itálico /PONTO / grau acadêmico a que se refere /VÍRGULA/ instituição em que foi apresentada /VÍRGULA/ tipo de reprodução (mimeo ou datilo) /PONTO. 

EXEMPLO:
SGUIZZARDI, Eunice Helena. (1986), O estruturalismo de Piaget: subsídios para a determinação de um lugar comum para a Ciência e a Arquitetura. Tese de mestrado. Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, datilo. 

O envio espontâneo de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à ANPOCS. A revista não se obriga a devolver os originais das colaborações enviadas.

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Av. Professor Luciano Gualberto, 315 - sala 116
05508-900 - São Paulo, SP - Brasil
Tel.: +55 11 3818-4664
Fax: +55 11 3818-5043


anpocs@anpocs.org.br