ISSN 0104-8333 versão impressa

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

Cadernos Pagu - revista semestral e interdisciplinar do Núcleo de Estudos de Gênero, Pagu/Unicamp - aceitam artigos, ensaios, entrevistas, resenhas e documentos relacionados ao campo dos estudos de gênero. Os trabalhos são apreciados por consultores ad hoc e pelo Comitê Editorial. Cada artigo passa inicialmente por dois pareceristas, e quando há pareceres contraditórios o desempate resulta da submissão do artigo a um terceiro parecerista. Não são aceitos trabalhos já publicados, mas são publicadas traduções de textos teóricos relevantes no campo dos estudos de gênero, a partir da seleção e indicação do Comitê Editorial. O conteúdo dos trabalhos assinados é da exclusiva responsabilidade dos autores, assim como a seleção de descritores (palavras-chave).

Cadernos Pagu dirigem-se a um público acadêmico, sendo uma publicação procurada por bibliotecas de várias universidades em todo o país, além de grande demanda por parte de alunos de pós-gradução. Mais recentemente, órgãos governamentais e não-governamentais que tratam de questões e políticas voltadas às mulheres, homossexuais e transgêneros também têm buscado adquirir a coleção da revista.

 

Forma e preparação de manuscritos

ARTIGOS - até 9000 palavras ou 45000 caracteres (com espaço), acompanhados de resumo (no máximo sete linhas) e abstract, palavras-chave (no máximo cinco) e título, ambos em português e inglês;

ENSAIOS - até 6000 palavras ou 30000 caracteres (com espaço);

Os títulos de livros e revistas mencionados no corpo do texto devem vir em itálico, assim como as palavras estrangeiras. As ênfases do autor devem vir em negrito.

RESENHAS - Serão aceitas resenhas de livros publicados no Brasil, no máximo, há dois anos e no exterior, no máximo, há cinco anos.

Os textos deverão vir com uma folha de rosto, informando: nome do/a autor/a, filiação institucional, telefone e email. O nome do/a autor/a não deverá constar no corpo do texto, garantindo o anonimato do processo de avaliação e seleção. Em casos de textos com imagens e/ou figuras devem ser enviadas em formatos jpeg ou tiff, resolução 300 dpi. A responsabilidade pelos direitos autorais de reprodução ficará a cargo do/a autor/a.

NOTAS DE RODAPÉ (novo formato)

Numeradas consecutivamente ao final de cada página, incluindo apenas comentários. Os/as autores/as devem ser destacados no corpo do texto, seguindo a seguinte orientação: sobrenome do autor, ano da obra, dois pontos, página (Strathern, 2006:25-26). Obras publicadas no mesmo ano devem ser diferenciadas pelas letras do alfabeto (1988a - 1988b).

As referências bibliográficas devem ser citadas ao final do artigo (resenha, documento, entrevista), obedecendo os seguintes critérios:

LIVRO – sobrenome do autor, nome do autor. Título do livro (itálico). Local de publicação, editora, data, páginas. [STRATHERN, Marliyn. O gênero da dádiva: problemas com as mulheres e problemas com a sociedade na Melanésia. Campinas-SP, Editora da Unicamp, 2006 (1988)].

CAPÍTULO DE LIVRO - sobrenome do autor, nome do autor. Título do capítulo (sem aspas). In: sobrenome do autor, nome do autor. Título do livro (itálico). Local de publicação, editora, data, páginas. [ALGRANTI, Leila Mezan. Conventos e recolhimentos em Portugal e na América portuguesa: um estudo comparativo sobre instituições de reclusão feminina (séculos XVII e XVIII). In: COVA, Anne; RAMOS, Natália e JOAQUIM, Teresa. (orgs.) Desafios da Comparação: Família, mulheres e gênero em Portugal e Brasil. Oeiras, Celta, 2004, pp.65-88.]

ARTIGOS EM REVISTAS - sobrenome do autor, nome do autor. Título do artigo (sem aspas). Nome da revista (itálico). Local de publicação, data, páginas. [CORRÊA, Mariza. Trampas do Traje. Cadernos Pagu (22), Campinas-SP, Núcleo de Estudos de Gênero-Pagu/Unicamp, 2004, pp.185-200.]

DISSERTAÇÃO E TESES - sobrenome do autor, nome do autor. Título da dissertação ou tese (sem itálico). Disciplina, Universidade, data. [ALBUQUERQUE, Maria Elisa Vercesi de. Publicidade na TV: o fenômeno da longevidade do garoto Bombril. Dissertação de mestrado, Sociologia, Unicamp, 2000.]

 

Envio de manuscritos

Os trabalhos devem ser enviados em cópia impressa e disquete para o Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu a/c Cadernos Pagu, ou para cadpagu@unicamp.br em programas compatíveis com Word for Windows.

Endereço para remessa:
Núcleo de Estudos de Gênero – PAGU
Universidade Estadual de Campinas – Unicamp
Caixa Postal 6110
13083.970, Campinas, SP

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Núcleo de Estudos de Gênero - PAGU
13083-970 - Campinas - SP- Brasil
Tel.: +55 19 3788.7873
Fax.: +55 19 3788.1704


pagu@unicamp.br