ISSN 0104-8333 versão impressa

SOBRE A REVISTA

 

Informações básicas

A publicação dos Cadernos Pagu iniciou-se em 1993 e desde então vem contribuindo para a constituição do campo de estudos de gênero no Brasil. A revista foi criada em um momento em que os estudos de gênero já contavam com alguma legitimidade acadêmica no país e a intenção era ampliar sua visibilidade, difundindo e estimulando a produção de conhecimento na área.

A criação dos Cadernos Pagu foi resultado de mais de dois anos de leituras, pesquisas e debates, nos quais integrantes do Núcleo de Estudos de Gênero - Pagu mapeavam os avanços na produção sobre gênero e seus impasses. O primeiro número foi inteiramente redigido por integrantes do Núcleo, cujos artigos esboçavam essas inquietações. Entre o segundo e o terceiro número, a publicação redefiniu sua política editorial e, simultaneamente, abriu para contribuições de pesquisadoras/es brasileiras/os e estrangeiras/os. Para tanto, constituiu-se um corpo de pareceristas ad-hoc e foram criados o Comitê e o Conselho Editorial. A partir do quinto número, a revista contou com financiamento externo à universidade.

De fato, há dois momentos na história da publicação, visíveis em diversos aspectos dos Cadernos, que estão ligados à obtenção do apoio de diversas agências, FAPESP, FAEPEx (Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão, da Unicamp) e sobretudo CNPq, que concedeu o apoio mais relevante em termos de recursos e de continuidade a partir de 1996. Esses financiamentos foram cruciais para o crescimento da publicação, não apenas no que se refere à melhoria da qualidade gráfica e à incorporação de maior número de textos, mas também à adequação às normas editoriais, à ampliação do Conselho Editorial, ao registro em diversos indexadores nacionais e internacionais.

Cadernos Pagu, publicação semestral interdisciplinar tem como objetivo contribuir para a ampliação e consolidação do campo de estudos de gênero no Brasil, através da veiculação de resultados de pesquisas inéditas e de textos ainda não traduzidos no país, viabilizando, assim, a difusão de conhecimentos na área e a leitura crítica da produção internacional. A proposta editorial da revista inclui a divulgação de reflexões teórico-metodológicas, resultados de pesquisa, ensaios, documentos e resenhas.

As áreas de interesse são: Antropologia, Sociologia, História, Ciência Política, Literatura, História da Ciência, Educação.

 

A abreviatura de seu título é Cad. Pagu, que deve ser utilizado em bibliografias, notas de pé-de-página, referências e notas bibliográficas.

 

 

 

Fontes de indexação

  • Sociological Abstracts;
  • Social Planning/Policy & Development Abstracts;
  • Handbook of Latin American Studies;
  • MLA International Bibliography;
  • IBZ-International Bibliography of Periodical Literature;
  • IBR-International Bibliography of Book Reviews of Scholarly Literature;
  • Biblioteca Virtual Mulher;
  • Lateindex;
  • Hispanic American Periodicals Index

 

Copyright

Os direitos autorais dos artigos, resenhas, documentos, entrevistas publicados nos Cadernos Pagu são do Núcleo de Estudos de Gênero – Pagu/Unicamp e abrangem a publicação da contribuição, em português, em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. As/os autoras/es têm permissão para publicar em outros meios, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que previamente autorizados pelo Pagu e dados os devidos créditos aos Cadernos Pagu.

Permissão de reprodução do texto em outro veículo (nacional ou internacional) – cadpagu@unicamp.br

 

Patrocinadores

A publicação recebe financiamento de:

  • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp
  • Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão – Faepex/Unicamp  
  • Caixa Econômica Federal - CEF
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq

 

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Núcleo de Estudos de Gênero - PAGU
13083-970 - Campinas - SP- Brasil
Tel.: +55 19 3788.7873
Fax.: +55 19 3788.1704


pagu@unicamp.br