ISSN 0104-9313 versão impressa
ISSN 1678-4944 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Objetivo e política editorial

1. Mana: Estudos de Antropologia Social aceita os seguintes tipos de contribuições:
  • Artigos inéditos (até 11.500 palavras, incluindo referências bibliográficas e notas).
  • Ensaios bibliográficos (até 4.400 palavras, incluindo referências bibliográficas e notas): resenhas críticas de apenas um livro ou de vários livros tratando de assuntos correlatos.
  • Resenhas bibliográficas (até 1.600 palavras): pequenas resenhas de livros recentes.

2. A pertinência para publicação será avaliada pela Comissão Editorial (no que diz respeito à adequação ao perfil e linha editorial da revista) e por pareceristas ad hoc (no que diz respeito ao conteúdo e qualidade das contribuições). Serão aceitos, excepcionalmente, originais em espanhol, francês e inglês, cuja publicação, contudo, ficará submetida à possibilidade de tradução.

 

Normas para a apresentação de colaborações

3. Devem ser enviadas três cópias do manuscrito (em espaço duplo e margens laterais de 3 cm) e o disquete com o texto digitado em um dos seguintes processadores de texto: Word for DOS (versão 5.0 em diante), Word for Windows (versão 2.0 em diante), Word for Macintosh (versão 4.0 em diante), WordPerfect for DOS (versão 5.1 em diante), WordPerfect for Windows (versão 2.0 em diante), WordPerfect for Macintosh (versão 2.0 em diante). Recomendam-se as versões Windows ou Macintosh, bem como a utilização de disquetes de 3,5 polegadas.

4. Os artigos devem estar acompanhados por um resumo contendo entre 100 e 150 palavras, em português e em inglês. Os autores devem enviar também seus dados profissionais (instituição, cargo, titulação, principais publicações), bem como endereço para correspondência (inclusive E-Mail se possível). Esses dados devem aparecer no final do trabalho. Sob o nome do autor que segue o título, deve constar apenas sua afiliação institucional.

5. As notas devem vir ao final do texto, não podendo consistir em simples referências bibliográficas. Estas devem aparecer no corpo do texto com o seguinte formato:

sobrenome do autor /espaço/ ano de publicação: /espaço/ páginas), conforme o exemplo: (Wagley 1977: 160-162).

6. A bibliografia em ordem alfabética de sobrenome deve vir após as notas, e respeitar o formato que aparece nos seguintes exemplos (pede-se atenção à pontuação, espaços, uso do itálico e de maiúscula):

Livro

SAHLINS, Marshall. 1985. Islands of History. Chicago: The University of Chicago Press.

Coletânea

DOUGLAS, Mary (org.). 1970. Witchcraft, Confessions & Accusations. London: Tavistock Publications.

Artigo em Coletânea

FERNANDES, Florestan. 1976. "Aspectos da Educação na Sociedade Tupinambá". In: E. Schaden (org.), Leituras de Etnologia Brasileira. São Paulo: Cia. Editora Nacional. pp. 63-86.

Artigo em Periódico

LÉVI-STRAUSS, Claude. 1988. "Exode sur Exode". L'Homme, XXVIII(2-3):13-23.

Tese Acadêmica

CROCKER, Cristopher. 1967. Social Organization of the Eastern Bororo. Ph.D. Dissertation, Harvard University.

7. Os gráficos, quadros e mapas devem ser encaminhados em folhas separadas, numerados e titulados corretamente, com a devida referência (se reproduzidos de outra fonte) e com indicação do local de sua inserção no texto. Devem estar confeccionados de maneira a permitir sua reprodução direta.

8. Com a publicação do artigo ou artigo bibliográfico, o autor receberá dois exemplares da revista. No caso de resenhas, o autor receberá um exemplar.

9. Os artigos bibliográficos e resenhas devem apresentar a referência completa das obras analisadas, sendo indicado o número de páginas de cada uma. As resenhas não devem receber título nem conter notas ou referências bibliográficas fora do texto.

10. O envio de manuscritos implica a cessão de direitos autorais e de publicação à revista. Esta não se compromete a devolver as colaborações recebidas.

11. Os autores devem enviar seus textos à Mana no endereço abaixo.

12. Para maiores informações, consultar os editores no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social através de   telefone, fax ou e-mail indicados abaixo.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
Quinta da Boa Vista s/n - São Cristóvão
20940-040 - Rio de Janeiro RJ - Brasil
Tel: +55 21 2568-9642
Fax: +55 21 2254-6695


revistamana@alternex.com.br