ISSN 0101-9074 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

A revista publica artigos de larga abrangência quanto a questões propostas, aos recortes espaciais e aos períodos enfocados. De modo geral, a revista é caracterizada por ampla diversidade temática que comporta a composição de dossiês e de artigos de temática livre, além de resenhas.

Seu público é eminentemente universitário, tanto da área de História como das Ciências Humanas em geral.

Para a seleção dos originais recebidos, a Comissão Editorial formulou critérios contidos nas Normas para apresentação de originais (que consta no final de cada número) e apoia-se em consultoria do corpo do Conselho Consultivo Nacional e Internacional, além de consultar pareceristas ad hoc que emitem avaliações dos originais para a Comissão Editorial.

 

Forma e preparação de manuscritos

A revista publica trabalhos originais, de autores com titulação mínima de doutor ou com doutorado em andamento, na forma de artigos; documentos precedidos de introdução crítica; resenhas; traduções e entrevistas. Aceitamos trabalhos em português, inglês, espanhol, francês e italiano. Mesmo em trabalhos escritos em língua estrangeira, é necessário título, resumo e palavras-chaves em português e em inglês (quando a modalidade de trabalho exigir um ou todos esses elementos).

ARTIGOS
O artigos devem ter de 15 a 30 laudas, digitadas com margens de 2,0 cm, fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5 (no geral). As citações diretas curtas (até 3 linhas) devem estar no corpo do texto, somente entre aspas (sem itálico). As citações diretas longas (mais de 3 linhas) devem estar recuadas 4,0 cm, fonte 11, espaçamento simples. Para citações diretas e indiretas utilizamos o sistema autor-data. Exemplo: (SILVA, 2004, p.12). As notas são colocadas após as Referências Bibliográficas, devem ser apenas explicativas, reduzidas apenas às informações ESSENCIAIS para a compreensão do texto. Nas Referencias Bibliográficas devem constar APENAS os livros citados no artigo, segundo os exemplos abaixo:


Livros e monografias. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia do trabalho científico. 2 ed. São Paulo: Atlas, 1986.

Capítulos de livros. JOHNSON, W. Palavras e não palavras. In: STEINBERG, C. Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1972, pp. 47-66.

Dissertações e Teses. PAPA, Helena Amália. Cristianismo Ortodoxo versus Cristianismo Heterodoxo: uma análise político-religiosa da contenda entre Basílio de Cesaréia e Eunômio de Cizico (séc. IV d.C.). 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Faculdade de História, Direito e Serviço Social, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Franca, 2009.

Artigos de periódicos. ARAUJO, V. G. de. A crítica musical paulista no século XIX: Ultrico Zwingli. Arte-unesp, São Paulo, n.4, v.7, pp.59-63, 1991.

Trabalhos de congresso ou similar (publicado) - MARIN, A. J. Educação continuada: sair do formalismo? In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 1, 1990. Anais ... São Paulo: UNESP, 1990, pp. 114-8.

OUTRAS REFERÊNCIAS
Anexos e/ou apêndices - Serão incluídos somente quando imprescindíveis à compreensão do texto.
Tabelas - Devem ser numeradas consecutivamente com algarismo arábicos e encabeçadas pelo título.
Figuras - Colocar legenda, numerar consecutivamente em algarismos arábicos e iniciados pelo termo FIGURA.

Os artigos devem obedecer a seguinte ordem: Título (em português e inglês); autor(es) com nota de rodapé biográfica (titulação - vinculo institucional - endereço completo da instituição - fomento - e-mail); Resumo (em português e em inglês); Texto; Referências Bibliográficas; e Notas (quando houver).
Exemplos da nota de rodapé biográfica:

_______________
* Professor Doutor - Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História - Faculdade de História, Direito e Serviço Social - UNESP - Univ. Estadual Paulista, Campus de Franca - Av. Eufrásia Monteiro Petráglia, 900, CEP: 14409-160, Franca, São Paulo, Brasil. A pesquisa que resultou neste artigo contou com financiamento da CAPES. E-mail: e-mail@e-mail.com.br
**Mestre em História - Doutorando(a) - Programa de Pós-graduação em História - Faculdade de Ciências e Letras de Assis - UNESP - Univ. Estadual Paulista, Campus de Assis - Av. Dom Bosco, 2100, CEP: 19806-900, Assis, São Paulo - Brasil. Bolsista CNPq.
E-mail: e-mail@e-mail.com.br


DOCUMENTOS
A Introdução crítica que precede o documento não deve ultrapassar 07 laudas digitadas nas normas dos artigos, excetuando resumo e palavras chaves. Não há limites para a extensão do documento a ser publicado, mas a proposta deve vir acompanhada da autorização relativa aos direitos de posse (quando for o caso).
RESENHA
As Resenhas, com 07 laudas no máximo, somente serão aceitas se de livros que tenham sido publicados, no Brasil ou no exterior, nos últimos dois anos. Não são necessários resumo/abstract e palavras-chaves/keywords. Excetuando o exposto, as Resenhas seguem as normas dos Artigos.
TRADUÇÕES
As traduções serão avaliadas segundo a importância do texto traduzido, devem ter, no máximo, 50 laudas, não precisam de resumo e palavras chaves. No mais, seguem as normas dos artigos. Devem também vir acompanhadas de autorização do autor e do original do texto.
ENTREVISTAS
As entrevistas obedecem à forma pergunta-resposta, não necessitando de resumo e palavras-chaves. Não devem ultrapassar 10 laudas.

Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores. São também de responsabilidade dos autores a correção ortográfica, o uso da língua e a tradução para o inglês do resumo, do título e das palavras-chaves. Não remuneramos as contribuições, cujos direitos autorais ficam, necessariamente, cedidos à revista História (São Paulo).

 

Envio de manuscritos

Os trabalhos devem ser enviados para um dos seguintes e-mails:

E-mail institutional da revista: revistahistoria@unesp.br
E-mail da Editora Profª Drª Márcia Pereira da Silva (UNESP/ Franca): mardehistoria@gmail.com
E-mail da Editora Profª Drª Zélia Lopes da Silva (UNESP/ Assis): zelials@assis.unesp.br

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

 

Coordenação de Pós-Graduação em História
Av. Eufrásia Monteiro Petráglia, 900
14409-160 - Franca - SP/Brasil


revistahistoria@unesp.br