ISSN 0101-9074 versão online

SOBRE A REVISTA

 

Informações básicas

História (São Paulo) é das mais antigas dentre os periódicos publicados pela Editora Unesp. Veiculada com esse título e com tal rubrica universitária, pela primeira vez em 1982, ela nasceu da fusão de dois outros periódicos que circularam em época anterior: Anais de História, editados anualmente pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, e Estudos Históricos, Revista publicada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília. O primeiro circulou de 1969 a 1977, atingindo 9 números; o segundo, criado em 1963, alcançou 16 números, deixando de ser editado igualmente em 1977.
Posteriormente, já na década de 1990, os dois Campus da Unesp que ainda tinham Curso de História (nas cidades de Assis e de Franca) respondiam por três periódicos, a saber: a Pós-História (Revista do Programa de Pós-Graduação em História de Assis), a Estudos de História (Revista do Programa de Pós-Graduação em História de Franca) e a revista História (sob a responsabilidades dos dois programas). No ano de 2006 ficou decidido que as revistas individuais de cada Programa seriam encerradas, para que ambos pudessem se dedicar a um só periódico de História. Assim, desde de 2007 a Revista História passou a ser o único periódico oficial dos Programas de Pós-Graduação em História da Unesp.
Também no ano de 2007 a História deixou de ser impressa, para circular somente on line, o que permitiu a ampliação dos números. Importante mencionar que durante o período em que circulava impressa, nem todos os números foram editados pela Editora Unesp.O ISSN da versão impressa era 0101-9074.
O objetivo da Revista é propiciar o intercâmbio entre os docentes e pesquisadores de História, contribuir para a divulgação da pesquisa histórica realizada na UNESP e em outras Instituições, de textos relacionados à historiografia nacional e internacional, de questões teórico-metodológicas e do ensino de História, promover contatos entre pesquisadores de instituições várias, nacionais e/ou estrangeiras, com o intuito de divulgar resultados de pesquisa.
Sua periodicidade é semestral.
O título abreviado do periódico é História (São Paulo), que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

 

Fontes de indexação

  • História (São Paulo) é indexada nas seguintes fontes de referência:

    1. Historical Abstracts: America, History and Life (desde 1984)

    2. Censo de Revistas Culturales Iberoamericanas (desde 2001)

    3. IBZ - International Bibliography of Periodical Literature (desde 1996)

    4. Indice Historico Español (desde 1996)

    5. Bibliographie Latino-Americaine D'Articles (desde 1985)

    6. Base de Daods FRANCIS (desde 1995)

    7. International Medieval Bibliography (desde 1984)

    8. MLA Bibliography (desde 1998)

    9. CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades (desde 1989)

    10. Hispanic American Periodicals Index (desde 1990)

    11. Directory Periodicals Directory of the History Guide. Entramos nesse indexador no segundo semestre de 2003.

    12. SciELO - Scientific Electronic Library Online (desde 2003).

    13. Scopus (desde 2009).

    14. Redalyc - Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal - Sistema de Información Científica Redalyc (em processo de indexação

 

Copyright

É vedada a reprodução dos trabalhos em outras publicações ou sua tradução para outro idioma sem a autorização do Conselho Editorial.

 

Patrocinador

A publicação recebe financiamento de:

UNESP - Univ Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa
http://www.unesp.br/prope/

Programa de Pós-graduação em História - UNESP, Campus de Assis
http://www.assis.unesp.br/posgraduacao/historia

Programa de Pós-graduação em História - UNESP, Campus de Franca
http://www.franca.unesp.br/poshistoria/

 

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

 

Coordenação de Pós-Graduação em História
Av. Eufrásia Monteiro Petráglia, 900
14409-160 - Franca - SP/Brasil


revistahistoria@unesp.br