ISSN 0011-5258versão impressa
ISSN 1678-4588 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Objetivo e política editorial

Dados - Revista de Ciências Sociais aceita trabalhos inéditos e inovadores em Ciências Sociais escritos em português, espanhol, inglês e francês. No entanto, os textos somente serão publicados em português e em espanhol, com resumos em inglês e francês. As contribuições devem ser de interesse acadêmico e social, e escritas de forma inteligível ao leitor culto. Os aspectos mais técnicos e especializados devem se limitar ao essencial.

A publicação dos trabalhos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Científico de Dados (constituído pelo Conselho de Redação, Conselho Editorial e Conselho Consultivo/Avaliadores externos Ad Hoc). Um primeiro filtro dos artigos recebidos é realizado pelo Conselho de Redação, com apoio do Conselho Editorial, quem decide si o artigo encaixa ou não no escopo de Dados. Caso o texto submetido passe esse primeiro filtro de avaliação, o artigo é enviado para avaliadores externos. Este procedimento garante o anonimato de autores e de pareceristas durante o processo de avaliação. Eventuais sugestões de modificação de estrutura ou de conteúdo, por parte da Editoria, serão previamente acordadas com os autores. Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois que os trabalhos forem entregues para composição.

Dados adota os princípios contidos nos Códigos de Ética do Committee on Publication Ethics (COPE) (http://www.publicationethics.org/), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo(http://www.fapesp.br/boaspraticas/).

 

Normas editoriais e de apresentação de artigos

Os artigos devem ser apresentados, em formato DOC ou compatível, exclusivamente ao e-mail institucional da Revista: dados@iesp.uerj.br. Em caso de artigo de autoria coletiva, o texto deverá ser submetido pelo primeiro autor ou autor de contato. No entanto, em caso de aprovação, todos os autores deverão mostrar sua conformidade com o manuscrito a ser publicado.

Os textos deverão ser acompanhados de resumo em torno de 150 palavras, em que fique clara uma síntese dos propósitos, dos métodos empregados e das principais conclusões do trabalho, além de cinco palavras-chave e dados sobre o autor (titulação acadêmica, cargo/filiação institucional, áreas de interesse, últimos livros publicados, e-mail etc.).

Os artigos devem ter entre 9.000 e 11.000 palavras. Mesmo que aprovados pelo Conselho consultivo/ Avaliadores ad hoc, a Editoria de DADOS poderá solicitar aos autores que ajustem os artigos com tamanho inferior ou superior ao limite estabelecido.

Os gráficos devem ser acompanhados das respectivas planilhas que os originaram, com indicação das unidades em que se expressam os valores e as fontes correspondentes.

As notas devem ser de natureza substantiva, restringindo-se a comentários adicionais ao texto. Referências bibliográficas, quando necessárias, devem aparecer no próprio texto, com a menção do último sobrenome do autor acompanhado do ano da publicação e do número da página, quando necessário (Nicolau, 2012:92).

No final do artigo, devem ser listadas as referências bibliográficas, em ordem alfabética, observando-se os seguintes critérios:

Para livro

Exemplo: NICOLAU, Jairo. (2012), Eleições no Brasil: Do Império aos Dias Atuais. Rio de Janeiro, Zahar.

Para capítulos de livro

Exemplo: BRINGEL, Breno e DOMINGUES, José Maurício (2012), "Teoria Crítica e Movimentos Sociais: Intersecções, Impasses e Alternativas", in B. Bringel e M.G. Gohn (orgs.), Movimentos Sociais na Era Global. Petrópolis, Vozes, pp.57-75.

Para artigo em revista

Exemplo: OLIVEIRA, Ivan Tiago M. e MILANI, Carlos R. S. (2012), "Atores Não Estatais e Trade Policy-Making no Brasil: Análise dos Interesses e das Estratégias da CEB e da REBRIP". DADOS, vol. 55, no 2, pp. 367-401.

Para citação de artigo eletrônico

Exemplo: ARCHER, Margaret. "Rotina, Reflexividade e Realismo". DADOS [online]. 2011, vol. 54, no 1 [dia-mês-ano da consulta], pp. 157-206. Disponível em http://www.scielo.br/dados. ISSN 0011-5258 [páginas e ISSN facultativos].

A Editoria de Dados - Revista de Ciências Sociais encaminhará sempre uma carta de decisão sobre o artigo recebido, anexando, de acordo com cada caso, os devidos pareceres. O prazo estimado para o envio de dita carta é de aproximadamente seis meses.

Com a publicação do artigo, cada autor receberá dois exemplares da revista.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Rua da Matriz, 82, 22260-100, Botafogo
Rio de Janeiro RJ Brasil
Tel.: (55 21) 2266-8300
Fax: (55 21) 2266-8345


dados@iesp.uerj.br