Marcelo Otto Severo MARCELO OTTO SEVERO

SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 special edition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociologias

Print version ISSN 1517-4522

Abstract

MINELLA, Ary Cesar. Maiores bancos privados no Brasil: um perfil econômico e sociopolítico.Translated byMarcelo Otto Severo. Sociologias [online]. 2007, vol.3Selected edition, pp. 0-0. ISSN 1517-4522.

O trabalho analisa elementos do poder das instituições financeiras, destacando o controle sobre o fluxo de capitais - caracterizado como hegemonia financeira -, a constituição dos grupos econômicos ou financeiros, a estrutura de representação dos interesses de classe do setor e a participação deste no processo político e nos aparatos de decisão do Estado. Considerando a reestruturação financeira ocorrida no Brasil na década de 1990, o trabalho traça um perfil dos dez maiores bancos privados a partir de indicadores econômicos e sociopolíticos selecionados. Para além de sua posição como meros intermediários financeiros, identifica-se em que medida esses bancos configuram-se como grupos econômicos e, especialmente, como unidades de articulação mais ampla, que se revela em conexões com o Estado e com a própria organização e atuação de classe nos âmbitos corporativo e político.

Keywords : sistema financeiro; concentração bancária; grupos financeiros; hegemonia financeira; representação de classe.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English