Nicholas Rands NICHOLAS RANDS

SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 special edition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Sociologias

Print version ISSN 1517-4522

Abstract

CATTANI, Antonio David. Desigualdades socioeconômicas: conceitos e problemas de pesquisa.Translated byNicholas Rands. Sociologias [online]. 2007, vol.3Selected edition, pp. 0-0. ISSN 1517-4522.

O tema das desigualdades socioeconômicas é abordado, via de regra, considerando-se o "pólo pobreza" desvinculado das dimensões relacionais com o "pólo riqueza". A desmedida que caracteriza este último é decorrente de processos multifacetados levando ao surgimento de complexas formas de apropriação e de fruição privada da riqueza produzida socialmente. A retomada do debate em termos de classes sociais e a elaboração de novos conceitos tornam-se necessárias para que a Sociologia possa apreender as conseqüências do processo em curso sobre o conjunto da sociedade, entre eles, riqueza substantiva, personificação da riqueza e classes de fruição. Ao mesmo tempo, é mister reconhecer a existência de impedimentos materiais objetivos e de preconceitos que precisam ser superados para se possa avançar na produção de conhecimento crítico acerca da divisão da sociedade em classes sociais e das formas de poder e das modalidades de subordinação.

Keywords : Teoria Social; Desigualdades socioeconômicas; Riqueza substantiva; Concentração da riqueza; Personificação da riqueza.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English