SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 special edition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ambiente & sociedade

On-line version ISSN 1809-4422

Abstract

LASCHEFSKI, Klemens  and  COSTA, Heloisa Soares de Moura. Segregação social como externalização de conflitos ambientais: a elitização do meio ambiente na APA-Sul, Região Metropolitana de Belo Horizonte.Translated byElizabeth Abdanur,  Leonardo Brito. Ambient. soc. [online]. 2008, vol.4Selected edition, pp. 0-0. ISSN 1809-4422.

Este trabalho trata das relações de poder no conselho consultivo da APA-Sul, uma unidade de conservação localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Observa-se uma sub-representação dos setores populares, e os representantes de renda média-alta temem a favelização da região. Conseqüentemente, o conflito ambiental surge em torno da perda da qualidade ambiental nas referidas áreas, em parte associada às alternativas de habitação popular, abrindo oportunidade para discursos que justifiquem a segregação social no espaço e a elitização da paisagem em questão.

Keywords : Conflito ambiental; Produção do espaço; Unidade de conservação; Urbanização descontrolada; Segregação social.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )