SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 edição especial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ambiente & sociedade

versão On-line ISSN 1809-4422

Resumo

JACOBI, Pedro R.  e  MONTEIRO, Fernando. Capital social e desempenho institucional: discussão teórica e metodológica sobre comitês debacias hidrográficas na região metropolitana  de São Paulo  - Brasil. Ambient. soc. [online]. 2006, vol.2Selected edition, pp. 0-0. ISSN 1809-4422.

Este texto analisa as transformações institucionais ocorridas na gestão ambiental no Brasil a partir da década de 1990, com ênfase na ampliação dos espaços democráticos e de participação popular, especialmente no campo do gerenciamento de recursos hídricos, com destaque para a experiência dos Comitês de Bacias, e seu caráter inovador. O artigo apresenta uma revisão do debate teórico e dos principais resultados de pesquisa realizada em 2004 com os membros dos cinco subcomitês que compõem a bacia do Alto Tietê, na Região Metropolitana de São Paulo. A base analítica do trabalho se apóia no referencial conceitual do capital social, como instrumento para avaliar o desenvolvimento institucional destes espaços de gestão compartilhada de recursos hídricos. A análise possibilita a avaliação do nível de associativismo, confiança, reciprocidade e cooperação para a consolidação de uma performance mais efetiva. Os resultados apresentados mostram que os comitês de bacias hidrográficas são arenas apropriadas para desenvolver um estudo comparativo sobre desempenho institucional e sua relação com práticas cooperativas vinculadas com a preservação e a gestão territorial e ambiental.

Palavras-chave : Gestão de bacia hidrográfica; Comitês de bacia hidrográfica; Capital Social; Instituições; Descentralização.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )