Philip Sidney Pacheco Badiz PHILIP SIDNEY PACHECO BADIZ

SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 edición especial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

  • No hay articulos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

Compartir


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versión impresa ISSN 1414-3283

Resumen

NUNES, Maria de Fátima; LELES, Cláudio Rodrigues; PEREIRA, Márcio Florentino  y  ALVES, Renata Tolêdo. A proposta da Educação Permanente em Saúde na formação de cirurgiões-dentistas em DST/HIV/Aids.Traducido porPhilip Sidney Pacheco Badiz. Interface (Botucatu) [online]. 2008, vol.4Selected edition, pp. 0-0. ISSN 1414-3283.

Relata-se a experiência do "Projeto de formação de cirurgiões-dentistas como facilitadores em Educação Permanente em Saúde na área de DST/HIV/Aids", desenvolvido numa parceria do Programa Nacional de DST/Aids, Área Técnica de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, universidades públicas, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. O objetivo do projeto foi qualificar cirurgiões-dentistas da rede pública de saúde nos estados e municípios brasileiros para a atenção integral e humanizada às pessoas vivendo com HIV/Aids. A metodologia de escolha para a formação das equipes de facilitadores foi a Educação Permanente em Saúde por meio de cursos semi-presenciais com enfoque na problematização das realidades locais e profissionais. Buscou-se, assim, construir um processo de educação visando a modificar e a reorientar a prática odontológica hegemônica, fortalecendo os processos de atenção e de gestão e as parcerias, garantindo a sustentabilidade das ações nos estados e municípios.

Palabras llave : HIV; Síndrome da Imunodeficiência Adquirida; Determinação de necessidades de cuidados de saúde; Odontologia; Educação profissional em saúde pública.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés