Helena Beatriz Mascarenhas de Souza HELENA BEATRIZ MASCARENHAS DE SOUZA Philip Sidney Pacheco Badiz PHILIP SIDNEY PACHECO BADIZ

SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 edição especial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

Compartilhar


Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versão impressa ISSN 1414-3283

Resumo

PEDROSO, Maísa Beltrame  e  CUNHA, Maria Isabel. Vivendo a inovação: as experiências no curso de nutrição.Traduzido porHelena Beatriz Mascarenhas de Souza,  Philip Sidney Pacheco Badiz. Interface (Botucatu) [online]. 2008, vol.4Selected edition, pp. 0-0. ISSN 1414-3283.

O texto decorre de reflexão sobre práticas pedagógicas consideradas significativas pelos estudantes do Curso de Nutrição, numa instituição de Ensino Superior, Rio Grande do Sul, e no protagonismo das professoras que as desenvolvem. Procurou-se investigar se essas experiências significam inovação na perspectiva de uma ruptura paradigmática, compreendendo a inovação como um processo descontínuo, de ruptura com as formas tradicionais do ensinar e aprender. Utilizou-se a metodologia qualitativa de pesquisa e os princípios da abordagem etnográfica. As atividades elencadas pelos alunos como práticas significativas foram de diferentes naturezas, incluindo emoção, sensibilidade e percepção estética, e articulando subjetividade e objetividade, ciência e cultura, técnica e política. As trajetórias pessoais e profissionais são fatores definidores dos modos de atuação das professoras, revelando suas concepções sobre seu fazer pedagógico e indicam condições presentes na constituição da profissionalidade do docente da educação superior. Nessa direção, alinha-se a outros estudos que objetivam construir as bases de uma pedagogia universitária.

Palavras-chave : Universidades; Ensino; Inovação; Educação superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · pdf em Inglês