SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 edición especial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versión impresa ISSN 1414-3283

Resumen

TRAVERSO-YEPEZ, Martha A.. Dilemas na promoção da saúde no Brasil: reflexões em torno da política nacional.Traducido porDavid Anderson. Interface (Botucatu) [online]. 2007, vol.3Selected edition, pp. 0-0. ISSN 1414-3283.

Apesar de ser tema recorrente no cotidiano, a promoção da saúde apresenta-se como um conceito complexo e multifacetado. O objetivo do presente trabalho é destacar alguns dos dilemas e aspectos problemáticos nas concepções e idéias sobre a temática. Enfatiza-se, também, a dificuldade de pensar a promoção da saúde sem considerar formas de erradicar as profundas iniqüidades sociais vigentes no contexto brasileiro. Aprofunda-se, ainda, essa reflexão no âmbito da Política Nacional de Promoção de Saúde, instituída em 2006, mostrando a relevância da desconstrução dos discursos politicamente corretos e o desenvolvimento dos processos de reflexão sobre as formas de atuar no campo da saúde.

Palabras clave : Promoção da saúde; Políticas públicas de saúde; Política Nacional de Promoção de Saúde; Psicologia Social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )