SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 edição especial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interface - Comunicação, Saúde, Educação

versão impressa ISSN 1414-3283

Resumo

ANDREAZZI, Maria de Fátima Siliansky de; ANDREAZZI, Marco Antonio Ratzsch de  e  CARVALHO, Diana Maul de. Dinâmica do capital e sistemas locais de saúde: em busca de uma análise integradora do setor saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2006, vol.2Selected edition, pp. 0-0. ISSN 1414-3283.

O artigo apresenta uma proposta metodológica direcionada à análise dos determinantes da oferta de atenção à saúde a partir da dinâmica da acumulação de capital a ser agregada aos elementos de definição das políticas de saúde mais convencionalmente empregados na área da Saúde Coletiva. A análise está baseada nos conceitos e métodos da Economia Industrial, já testados para o setor saúde em trabalhos desenvolvidos no âmbito europeu e por pesquisadores da CEPAL, aos quais se propõe agregar variáveis do contexto geral que condicionam possibilidades e impõem limites as estratégias dos agentes locais e análises de corte histórico que permitam identificar rugosidades. Visa apoiar os gestores do SUS estaduais e municipais na sua atribuição de comando único do setor saúde sobre um determinado território, o que inclui o conjunto das possibilidades de regulação do setor privado - do planejamento da oferta ao controle de qualidade.

Palavras-chave : Serviços de saúde; Regulação; Economia Política da Saúde; Relações público-privadas; Mercados de saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )