SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 edição especial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Innovar : Revista de Ciencias Administrativas y Sociales

versão impressa ISSN 0121-5051

Resumo

VAN DER WALDT, D. L. R; DU PREEZ, L. D  e  WILLIAMS, S. Reconhecimento e recordação dos produtos exibidos em filmes e em programas emitidos por televisão. Innovar [online]. 2008, vol.1Selected edition, pp. 0-0. ISSN 0121-5051.

O propósito deste artigo é investigar a exibição de produtos (/product placements/) em filmes e em programas emitidos por televisão, para determinar o grau de reconhecimento e recordação dos nomes destes produtos. A amostra esteve conformada por um grupo de estudantes de graduação de uma instituição universitária de Pretoria, África do Sul. As idades do grupo oscilavam entre 18 e 24 anos, com indivíduos de ambos os sexos. As descobertas mostraram que, apesar de não existir uma relação perfeitamente proporcional entre a proeminência e o reconhecimento de produtos mostrados em um filme, um espectador de filmes é mais propenso a reconhecer um produto se este é mostrado em uma combinação de estímulos auditivos e visuais. Portanto, pode-se concluir que se um produto é exibido de maneira proeminente em um filme, seu reconhecimento posterior será mais alto. Este estudo pode ser tomado como um ponto de referência sobre a compreensão dos product placements nos filmes, por constituir-se em um dos primeiros estudos realizados na África do Sul neste campo.

Palavras-chave : Exibição de produtos; reconhecimento; recordação; filmes; televisão; propaganda; novas tecnologias de comunicação; consumidores.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )