Thaddeus Blanchette THADDEUS BLANCHETTE

SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 edição especial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

Compartilhar


Mana

versão impressa ISSN 0104-9313

Resumo

GARCIA JR., Afrânio. Fundamentos empíricos da razão antropológica: a criação do PPGAS e a seleção das espécies científicas.Traduzido porThaddeus Blanchette. Mana [online]. 2008, vol.4Selected edition, pp. 0-0. ISSN 0104-9313.

Este artigo busca compreender a profunda mudança de significado da palavra "antropologia" no Brasil, a partir da criação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional; procura ainda estudar a relação entre a controvérsia científica entre David Maybury-Lewis e Claude Lévi-Strauss nos anos sessenta e a introduçao da antropologia estrutural no Brasil. As inovações conceituais e metodológicas são postas em relação com a institucionalização da pós-graduação, abrindo assim perspectivas de profissionalização em larga escala para as novas gerações de praticantes. Para explicitar a eficácia da aliança entre os "pais fundadores" do Programa, são analisadas suas trajetórias sociais e intelectuais baseadas em diferentes capitais sociais, carreiras e prestígio. A consulta dos arquivos PPGAS/MN permitiu objetivar as expectativas e estratégias dos "pais fundadores" ao se aproximarem da Fundaçao Ford para obterem financiamento para ensino de alto nível e trabalho de campo regular. O estudo das características sociais e intelectuais dos diferentes participantes de controvérsias científicas internacionais permite entender como as relações de poder internacional imprimem suas marcas na evolução dos sistemas de pensamento.

Palavras-chave : Significado da antropologia; Circulação internacional de ideias; Educação de alto nível; Controvérsia científica; Recepção de Lévi-Strauss no Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês