SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 edición especial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista de Sociologia e Política

versión impresa ISSN 0104-4478

Resumen

CODATO, Adriano Nervo. Uma história política da transição brasileira: da ditadura militar à democracia.Traducido porMiriam Adelman. Rev. Sociol. Polit. [online]. 2006, vol.2Selected edition, pp. 0-0. ISSN 0104-4478.

O artigo trata da história política brasileira do golpe político-militar de 1964 ao segundo governo de Fernando Henrique Cardoso. Escrito sob a forma de um resumo explicativo, três temas unificam a narrativa sobre a transição do regime ditatorial-militar para o regime liberal-democrático: o militar, o político e o burocrático. Procura-se estabelecer inferências causais entre o conteúdo, o método, as razões e o sentido da mudança política a partir de 1974 e a qualidade do regime democrático na década de 1990. A explicação destaca a necessidade de se analisar dois espaços políticos diferentes, mas combinados: as transformações no sistema institucional dos aparelhos do Estado e as evoluções da cena política. Conclui-se que as reformas econômicas neoliberais não apenas prescindiram de uma verdadeira reforma política que aumentasse a representação, e de uma reforma do Estado que favorecesse a participação. As reformas neoliberais tiveram como precondição o arranjo autoritário dos processos de governo herdados do período político anterior.

Palabras clave : política brasileira (1964-2002); regime ditatorial-militar; transição política; democracia; neoliberalismo.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )