SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 edición especial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Ciências Sociais

versión impresa ISSN 0102-6909

Resumen

LEMOS, Leany Barreiro  y  LLAMOS, Mariana. O senado e as aprovações de autoridades: um estudo comparativo entre Argentina e Brasil.Traducido porLeany Barreiro Lemos,  Mariana Llamos. Rev. bras. ciênc. soc. [online]. 2008, vol.4Selected edition, pp. 0-0. ISSN 0102-6909.

Este texto avalia empiricamente o modo como duas câmaras altas latino-americanas - os Senados argentino e brasileiro - fizeram uso de suas prerrogativas de confirmação entre 1989 e 2003, isto é, se assumiram uma postura de deferência ante as propostas do Executivo ou um papel mais ativo, incluindo tanto a consulta como a supervisão. Para fazer isso, o artigo primeiramente analisa todas as indicações no que diz respeito ao resultado (confirmadas, rejeitadas e retiradas) e a duração do processo. Depois, as semelhanças e diferenças são usadas para apresentar algumas hipóteses explicativas. Dá-se atenção especial ao impacto de fatores políticos, principalmente as regras internas dos senados para a organização dos trabalhos legislativos.

Palabras clave : Aprovação de autoridades; Confirmações senatoriais; Senados argentino e brasileiro; América Latina; Congresso; Controle legislativo; Accountability horizontal.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )