SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 edição especial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Ciências Sociais

versão impressa ISSN 0102-6909

Resumo

ORO, Ari Pedro. A política da Igreja Universal e seus reflexos nos campos religioso e político brasileiros.Traduzido porEnrique J. Romera. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2005, vol.1Selected edition, pp. 0-0. ISSN 0102-6909.

Este texto versa sobre a inserção da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) na política nacional e seus efeitos nos campos religioso e político. Em razão da eficácia de seu carisma institucional, a Universal procedeu, dentro do próprio grupo religioso, a uma ressemantização do ato de votar em particular e da percepção da política em geral, inscrevendo-os em sua lógica religiosa. Isso é uma importante chave explicativa para o elevado grau de fidelidade de votos e o êxito político cada vez maior constatado nas últimas eleições. Ademais, a prática política da Universal está produzindo um efeito mimético em outra igrejas evangélicas, que tendem a imitar seu modelo de fazer política. Sua inserção política, sobretudo por intermédio do Partido Liberal, não passa despercebida pelos partidos, constituindo-se, assim, em um ator relevante na atual conjuntura política brasileira.

Palavras-chave : Igreja Universal do Reino de Deus; Campo político brasileiro; Campo religioso brasileiro; Evangélicos na política; Pentecostalismo.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )