Carlos Afonso Malferrari CARLOS AFONSO MALFERRARI

SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 edição especial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

  • Não possue artigos citadosCitado por SciELO

Links relacionados

Compartilhar


Kriterion: Revista de Filosofia

versão impressa ISSN 0100-512X

Resumo

PONDE, Luiz Felipe. Do humanismo ridículo: a crítica da prefectibilidade humana em Pascal e Lutero.Traduzido porCarlos Afonso Malferrari. Kriterion [online]. 2007, vol.3Selected edition, pp. 0-0. ISSN 0100-512X.

O texto tem três camadas. A primeira apresenta a construção semântica do conceito filosófico de "humanismo" a partir dos artiens medievais (século XIII), chegando ao seu clímax na Renascença, identificado com a obra de Pico de La Mirândola e sua mística da "suficiência e dignidade da natureza humana". A segunda camada do texto é a crítica que o reformador Lutero e o jansenista Pascal fazem ao "humanismo" e sua mística, concentrando essa crítica na idéia de que nada no comportamento humano sustenta um tal conceito, e que, portanto, se trata de uma abstração sem fundamento, e não de um fato empírico. Na terceira e última camada, analisam-se os desdobramentos desse embate, indicando que, possivelmente, os críticos cristãos do humanismo teriam acertado na sua dúvida com relação à viabilidade de um tal "culto ridículo da natureza humana".

Palavras-chave : Humanismo; Perfectibilidade; Construção; Anti-Humanismo; Pascal; Lutero; Renascença; Pico de La Mirândola; Natureza Humana.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês