ISSN 1517-4522 versão impressa
ISSN 1807-0337 versão online

SOBRE ESTA REVISTA

 

Missão

Sociologias é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS, destinada a promover intercâmbio entre cientistas sociais nacionais e internacionais. A revista foi publicada semestralmente até 2009.

A abreviatura de seu título é Sociologias, que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.

 

Informações básicas

A Revista Sociologias construiu-se com base na idéia da crescente importância de espaços para a disseminação do conhecimento produzido na universidade, tanto para circular informações e pesquisas no seio da coletividade científica, quanto para informar a sociedade, estabelecendo canais de comunicação.

Em um mundo cada vez mais interligado pelas novas tecnologias informacionais e de comunicação e produzida em um Estado - RS - localizado no Cone Sul, a proposta de edição de Sociologias partiu do duplo imperativo de, por um lado, possibilitar a divulgação de pesquisas e o debate no seio da coletividade científica da área de ciências sociais e, por outro lado, fazê-lo de acordo com as exigências de um contexto social e científico que impõe novos critérios de qualidade editorial, apresentação gráfica e distribuição.

Sociologias foi criada para substituir os Cadernos de Sociologia que, durante 10 anos, cumpriram o papel de divulgar trabalhos de professores e pesquisadores da área na UFRGS. Os Cadernos, no entanto, encontravam-se defasados em relação às exigências do contexto social e científico, seja no que se refere aos critérios acadêmicos e das agências de fomento, ou a questões técnicas e de apresentação gráfica. Assim elaborou-se um novo projeto editorial e gráfico para a revista, visando transformá-la em um periódico adequado às condições e exigências atuais da área.
Seu projeto editorial contempla duas partes principais: um dossiê temático, específico para cada número, e uma seção diversificada que abrange artigos científicos e de atualização teórico-metodológica, resenhas, notas de pesquisa, fotografias, entrevistas.

Sociologias é uma revista de orientação pluralista que busca ampliar os espaços para expressão das diversas correntes existentes no campo das ciências sociais, colocando em debate temas e abordagens que constituem a sociologia. Contemplando, ainda, espaço para áreas como literatura, informática, economia, entre outras, que apresentam importantes interfaces com a sociologia.
A revista encontra-se disponível para colaboradores de todos os países, possuindo um conselho editorial variado em termos de regiões do Brasil e incluindo consultores internacionais. Sua periodicidade é semestral e há excelentes perspectivas de continuidade pois possui estrutura própria e, além dos recursos da venda das revistas, o apoio da PROPESQ-UFRGS e do CNPq.

Sociologias é impressa no Brasil sob responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

Fontes de indexação

A revista está indexada nos seguintes bancos de dados:

• Cambridge Scientific Abstracts / Sociological Abstracts
• CLASE - Citas Latinoamericanas en Ciencias Sociales y Humanidades
• DataÍndice - IUPERJ
• LAPTOC - Latin American Periodicals Tables of Contents
• Latindex (Directorio)
• Portal Quorum de Revistas (http://www.quorumderevistas.org)
• Redalyc - Red de Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
• SocINDEX with Full Text - EBSCO.

 

Copyright

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 

Patrocinadores

A publicação recebe financiamento de:

 

[Home] [Corpo editorial] [Instruções aos autores] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43111 - sala 103
91509-900 Porto Alegre RS Brasil
Tel.: +55 51 3316-6635/3316-7008
Fax: +55 51 3316-6637


revsoc@ufrgs.br