ISSN 0104-4478 versão impressa
ISSN 1678-9873 versão on-line

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Objetivo e política editorial

A Revista de Sociologia e Política aceita artigos originais e ensaios bibliográficos.

A Revista de Sociologia e Política prioriza manuscritos que tenham como tema principal a prática política de agentes sociais.

As contribuições das diversas disciplinas das Ciências Humanas são bem-vindas. Elas podem tomar a forma de análises de discursos teóricos, investigações históricas e, especialmente, pesquisas empíricas.

Os manuscritos devem ser redigidos em um português claro e conciso; todavia, artigos em espanhol e em inglês também serão aceitos. Salvo em casos excepcionais, os artigos e ensaios bibliográficos não deverão ultrapassar 30 laudas.

Os ensaios bibliográficos devem promover discussões teóricas e metodológicas sobre um domínio específico de pesquisa em Sociologia Política, Ciência Política ou áreas conexas que tratem da política a partir da análise de um tema específico. O foco do debate deve ser sobre textos publicados em um período atual. Os textos devem conter reflexões sobre o "estado da arte" em uma área de estudos específica (partidos e eleições, comportamento político, valores ideológicos, história política, política internacional etc.). De preferência, os autores dos ensaios devem mesclar a literatura nacional e internacional publicada recentemente sobre o tema escolhido.

A decisão sobre a publicação de artigos e ensaios bibliográficos cabe aos Editores, a partir da avaliação dos pareceristas. Cada artigo e ensaio receberá dois pareceres, que podem: (a) indicar a publicação; (b) indicar a publicação desde que sejam feitas revisões; (c) negar a publicação. A publicação dos artigos aprovados estará, contudo, condicionada aspectos editorias e ao orçamento da Revista de Sociologia e Política.

Os editores da Revista de Sociologia e Política reservam-se o direito de sugerir ao autor modificações de forma a fim de adequar as colaborações ao padrão editorial e gráfico da revista. Os textos, já diagramados, serão revisados pelos autores antes da publicação eletrônica.

As afirmações e conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta responsabilidade dos seus autores.

 

Normas para apresentação de artigos

Os artigos e ensaios bibliográficos devem ser enviados à Revista de Sociologia e Política, em formato .doc ou .docx ou compatível com o Word for Windows, aos cuidados do Editor executivo para os seguintes endereços: Artigos: editoriarsp@ufpr.br e Ensaios bibliográficos: ensaiorsp@ufpr.br.

Os artigos deverão ser obrigatoriamente acompanhados de um resumo e de uma relação de palavras-chave, ambos em português e inglês, para efeito de indexação bibliográfica. Os resumos devem ser redigidos a partir do formato IMRAD (introdução, materiais e métodos, resultados, discussão), obedecendo as normas contidas formulário padrão da Revista de Sociologia e Política.

A fim de garantir o anonimato, deve-se submeter o artigo com uma página de rosto contendo as seguintes informações: autoria, filiação institucional, qualificação acadêmica, endereço, telefone/fax e e-mail e endereço eletrônico.

Após o envio do artigo e a confirmação de seu recebimento pelos editores da Revista de Sociologia e Política, o prazo para recebimento de um parecer é em torno de seis meses.

As referências bibliográficas utilizadas serão apresentadas no final do artigo, listadas em ordem alfabética, obedecendo às seguintes normas (NBR 6023):

Livro: SOBRENOME, Nome (abreviado). ano. título em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação : nome da editora.

Coletânea: SOBRENOME, Nome (abreviado). ano. Título do ensaio. In: SOBRENOME, Nome (abreviado) do(s) organizador(es). Título da coletânea em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação : nome da editora.

Artigo em periódico: SOBRENOME, Nome (abreviado). ano. Título do artigo. Nome do periódico em itálico, local da publicação, volume e número do periódico, intervalo de páginas do artigo, período da publicação.

Dissertações e teses: SOBRENOME, Nome (abreviado). ano. título em itálico. Local. Dissertação (mestrado) ou Tese (doutorado) (Grau acadêmico e área de estudos). Instituição em que foi apresentada.

Internet (documentos eletrônicos): SOBRENOME, Nome (abreviado). (ano). título em itálico. Disponível em: [endereço de acesso]. [data de acesso].

Solicita-se observar rigorosamente a seqüência e a pontuação indicadas.

As referências a autores no decorrer do artigo devem subordinar-se ao seguinte esquema: (SOBRENOME DE AUTOR, data) ou (SOBRENOME DE AUTOR, data, página). Ex.: (OFFE, 1996) ou (OFFE, 1996, p. 64). Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data. Ex.: (EVANS, 1989a), (EVANS, 1989b).

As notas de rodapé deverão ser de natureza substantiva, limitadas ao mínimo indispensável e indicadas por algarismos arábicos em ordem crescente.

A Revista de Sociologia e Política não se obriga a devolver os originais das colaborações enviadas.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

Rua General Carneiro, 460 - sala 904
80060-150 Curitiba PR - Brasil
Tel/Fax.: (55 41) 3360-5320


editoriaRSP@ufpr.br