ISSN 0124-5996 versão impressa

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

A relevância da Revista e a política editorial

A Revista de Economía Institucional tem o compromisso de cumprir e elevar os standards gerais de qualidade acadêmica. Todos os artigos enviados serão avaliados e sua publicação não dependerá da concepção teórica, do ponto de vista e nem da metodologia utilizada, somente serão levados em conta a qualidade, o rigor e as normas implícitas em todo trabalho acadêmico, dando preferência aos trabalhos inéditos, que tenham relação com o amplo panorama da economia institucional.

A arbitragem dos artigos

Os artigos recebidos pela Revista serão avaliados preliminarmente pelo Coordenador Editorial, pelos membros do Comitê Editorial ou pelo Editor. Eles determinarão a pertinência da publicação segundo a temática e o tipo de documento. Uma vez estabelecida a relação dos artigos com o interesse temático da Revista, serão enviados de forma anônima a dois árbitros, nacionais e/ou internacionais, os quais poderão recomendar: a) publicar com as revisões indicadas; b) revisar e reenviar ou c) não publicar. Em caso de surgir uma discrepância entre as opiniões, o impasse será resolvido, enviando o artigo a um terceiro árbitro. É de competência exclusiva do Comitê Editorial da Revista a decisão final e inapelável a respeito da publicação de um artigo. Esta decisão é tomada depois de recebida a avaliação feita pelos árbitros.

Os prazos da avaliação

Uma vez recebidos os artigos, a Revista os submeterá a revisão o mais rapidamente possível. A revisão por parte dos árbitros deve obedecer a um prazo de dois meses, aproximadamente. Se na avaliação se recomenda a não publicação do texto, o documento sai do processo de seleção. Em caso contrário, pede-se aos autores que verifiquem as sugestões e que incluam os ajustes que considerem pertinentes. Este processo também deverá ser realizado em um prazo máximo de dois meses. Ao receber a versão modificada por parte dos autores, os documentos serão editados segundo o formato da Revista e serão apresentados ao Comitê Editorial, que toma a decisão final de publicação.

A comunicação com os autores

A Revista comunicará por carta e/ou correio eletrônico a decisão de publicação dos artigos. Não serão devolvidos os trabalhos que não forem publicados, nem será dada informação a respeito do estado do processo de avaliação dos artigos antes do prazo estabelecido. Os documentos que não forem publicados serão guardados em dois tipos de pastas: de artigos rejeitados ou de artigos que ainda poderão ser publicados no futuro.

O formato e a preparação dos trabalhos

  • Os trabalhos devem ser encaminados em meio eletrónico, com espaço entre linhas simples, a fonte deve ser Times New Roman 12.
  • Os artigos devem ter mais de 12.000 palavras; e as resenhas, papers ou ensaios devem ter mais de 3.000 palavras. Deve ser incluído um resumo (Abstract) de no máximo 108 palavras em dois idiomas, espanhol e em inglês, além do currículo. Quando seja o caso, a lista de gráficos e quadros deve ser anexada, com a página e a numeração correspondente, além de sua versão original.
  • Os rodapés somente devem ser usados para notas elucidativas ou explicativas.
  • Quanto às normas de citação, as referências devem aparecer no texto, dentro de parênteses e devem incluir o sobrenome do autor, o ano de publicação e as páginas citadas.
  • As referências bibliográficas devem seguir as seguintes normas de citação:

Livros

As obras citadas devem incluir: sobrenome e a primeira letra do nome do autor, título do livro em itálico, cidade de publicação, editora e ano de publicação.
Exemplo: Arrow, K. Social Choice and Individual Values, Nueva York, John Wiley & Sons, Inc., 1963.

Capítulos de obras coletivas

Os capítulos de obras coletivas devem incluir: sobrenome e a primeira letra do nome do autor, título do capítulo entre aspas, a primeira letra do nome do editor seguido de seu sobrenome, título do livro em itálico, cidade de publicação, editora, ano de publicação e páginas do capítulo.
Exemplo: Boothe, P. "Capital Budgeting in the Public Sector: Lessons from Alberta’s History", J. Mintz y R. Preston, eds., Capital Budgeting in the Public Sector, Kingston, John Deutsch Institute, 1993, pp. 31-65.

Artigos

Os artigos de revistas devem incluir: sobrenome e a primeira letra do nome do autor, título do capítulo entre aspas, nome da revista em itálico, volume, número, ano de publicação e páginas do capítulo.
Exemplo: Nickell, S. "Unemployment and Labor Market Rigidities: Europe vs. North America", Journal of Economic Perspectives 11, 3, 1997, pp. 55-93.

Remessa dos artigos

Os artigos e qualquer outra correspondência devem ser endereçados a:

Carolina Hernández
Carrera 1 No. 12-68, Casa de las Mandolinas
Universidad Externado de Colombia
Bogotá, Colômbia.

Ou por correio eletrônico para o E-mail: ecoinstitucional@uexternado.edu.co

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


© 2010 Universidad Externado de Colombia

Carrera 1 No. 12-68, Casa de las Mandolinas
Bogotá, Colombia
Tel.: (57 1) 2826066, ext. 1307
Fax: (57 1) 2826066, ext. 1304


ecoinstitucional@uexternado.edu.co