ISSN 0121-5051 versão impressa

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

GERAIS:

As políticas editoriais da revista contemplam a publicação de temáticas administrativas e sociais em um tipo de artigos específicos:

Artigos de investigação: Este tipo de artigo apresenta de forma detalhada os resultados originais de projetos de investigação. Sua estrutura inclui quatro partes importantes: introdução, metodologia, resultados e conclusões.

Artigos de reflexão: Este tipo de artigo apresenta resultados de investigação desde uma perspectiva analítica, interpretativa ou crítica do autor, sobre um tema específico, recorrendo a fontes originais.

Artigos de revisão: Este tipo de artigo é resultado de uma investigação onde se analisam, sistematizam e integram os resultados de investigações publicadas ou não publicadas, sobre um campo em ciência e tecnologia, com o fim de dar conta dos avanços e tendências de desenvolvimento. Deve apresentar uma cuidadosa revisão bibliográfica de pelo menos 50 referências.

DIRETRIZES PARA OS RESUMOS DOS ARTIGOS

Extensão

É preferível que os resumos tenham máximo entre 1500 e 2000 caracteres. A extensão deve ser proporcional ao tamanho do artigo. Ou seja, os artigos menos extensos requererão um resumo curto, enquanto que um artigo extenso terá um resumo com o máximo de caracteres.

Redação

a. Os resumos devem ser claros e fáceis de ler e proporcionar informação suficiente para que os leitores possam compreender o assunto do artigo.

b. As frases devem ter uma ilação lógica

c. O resumo deve ser escrito em um espanhol gramaticalmente correto

Elementos chave na redação

Os resumos devem apresentar os seguintes elementos chave de forma precisa e breve, sem se estender em dados desnecessários. Não devem conter tabelas, figuras ou referências. Seu objetivo é refletir com precisão o conteúdo do artigo. Estes elementos chave variam segundo o tipo de artigo.

Elementos chave para artigos de investigação

a. Propósito do estudo

b. Breve descrição das matérias

c. Metodologia

d. Posicionamento do estudo (se é pertinente ou de alguma particularidade)

e. Resultados, conclusões e repercussões

Elementos chave para artigos de reflexão

a. Tema principal

b. Desenvolvimento lógico do tema

c. Ponto de vista do autor

d. Repercussões, inferências ou conclusões

Elementos chave para artigos de revisão (debate bibliográfico)

a. Alcance da revisão

b. Período das publicações revisadas

c. Origem das publicações

d. Tipos de documentos revisados

e. Opinião do autor sobre a literatura estudada, aspectos destacáveis ou informação sobre algumas descobertas resultantes da investigação

f. Conclusões sobre as linhas de investigação estudadas

 

Forma e preparação de manuscritos

PAUTAS ESPECÍFICAS PARA ARTIGOS
E RESENHAS:

O Comitê Editorial de INNOVAR considerará os seguintes aspectos para aceitar ou recusar em primeira instância os artigos e resenhas, selecionados para publicação. Dessa forma, solicitamos aos nossos colaboradores que tenham em vista estas recomendações:

1. Somente serão considerados para publicação trabalhos inéditos – a exceção de traduções – devidamente estudados e aprovados pelo comitê.

2. Qualidade dos autores: Os autores devem ser profissionais, docentes e investigadores com uma formação mínima de pós-graduação e experts no tema.

3. O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos autores e a política editorial é aberta e democrática.

4. O título do artigo deve ser conciso e corresponder ao conteúdo, sem deixar de demonstrar especificamente o tema ou a matéria estudada.

5. Toda explicação sobre o trabalho (impressão, agradecimentos, colaboradores, etc.) será indicado com um asterisco no título, remetendo à nota de rodapé.

6. Para cada artigo deve-se anexar a classificação do Journal of Economic Literature (JEL Classification) segundo a temática correspondente, de acordo com os códigos estabelecidos para pesquisas internacionais de produção bibliográfica (os códigos devem ser específicos e não superiores a 3). Esta classificação pode ser consultada em:: http://www.aeaweb.org/journal/jel_class_system.html

7. A extensão dos artigos não deverá superar 35 páginas (tamanho carta, com letras de 12 pontos, com espaço entre linhas de 1.5). Os debates bibliográficos não deverão superar 12 páginas (tamanho carta, com letras de 12 pontos, com espaço entre linhas de 1.5) e as resenhas 6 páginas (tamanho carta, com letras de 12 pontos, com espaço entre linhas de 1.5).

8. Os artigos devem ser entregues através de um documento em formato Word, contendo o texto original, resumo analítico (não superior a 120 palavras) e palavras-chave (mínimo quatro) na direção da revista ou enviado a nosso e-mail (revinnova_bog@unal.edu.co). Da mesma forma, os gráficos, tabelas, imagens e demais elementos devem ser anexados nos programas originais nos quais foram realizados. As resenhas devem ser enviadas com um artigo de extensão tipo “JPEG” com a imagem da capa do livro que se está resenhando.

9. No momento de entregar o material, deverá ser tramitado o respectivo formato, que contém informações tanto do autor como do seu texto (nome, nacionalidade, profissão, especialização, telefones, e-mail, área e índole do artigo).

10. Os dados sobre o autor serão indicados em nota de rodapé com asterisco duplo, com o nome do autor, profissão ou função, nível de estudos, emprego atual, local de trabalho e obrigatoriamente seu e-mail.

11. As notas de rodapé serão empregadas para explicar ou ampliar informação. Não serão utilizadas para referências bibliográficas, pois estas serão inseridas dentro do corpo do texto..

12. As referências bibliográficas utilizarão o sistema parentético (sobrenome, ano, página), assim: (Nieto, 1992, p.4).

13. As referências bibliográficas aparecerão no final do artigo, em ordem alfabética e com o seguinte formato (incluindo vírgulas, parênteses, pontos, maiúsculas e itálicas):

Livros:

Sobrenome, Letra inicial do nome. (ano). Título. Cidade: Editora.

Mangas, A. y Liñán, D. (2003). Instituciones y derecho de la Unión Europea (2a. ed.). Madrid: McGraw-Hill Interamericana.

Tapscott, D. (1996). La economía digital. Bogotá: McGraw- Hill Interamericana. (Original en inglés, 1996).

 

Capítulo de um livro:

Sobrenome, Inicial do nome. (ano). Título do artigo. Em Título do livro (páginas correspondentes ao artigo). Cidade: Editora.

Hasty, R. y Reardon, J. (1998). Una visión general de la venta al detal. En Gerencia de ventas al detal (pp. 4-45). Bogotá: McGraw-Hill Interamericana. (Original em nglês, 1997).

Esquirol, J. (2003). ¿Hacia dónde va América Latina? En Villegas, M. y Rodríguez, C. (eds.). Derecho y sociedad en América Latina (pp. 93-102). Bogotá: ILSA-Universidad Nacional de Colombia.

 

Artigos de revistas ou jornais profissionais:

Sobrenome, Inicial do nome. (ano). Título do artigo. Nome da revista, volume (número da edição), números de páginas.

Williamson, O. (2002). The theory of the firm as governance structure: From choice to contract. Journal of Economic Perspectives, 16(3), 171-195.

Prada, L. (2003). Globalización y finanzas internacionales. Innovar, 21, 31-36.

 

Artigos de jornais:

Sobrenome, Inicial do nome. (ano, dia e mês). Título do artigo. Nome do jornal, números das páginas.

Zuluaga, M. (2003, 26 de febrero). Temor por salida de bananera. El Tiempo, p. 1-6.

Las “brujas” criticonas de la alfombra roja (2003, 26 de febrero). El Tiempo, pp. 1/2-6

 

Teses não publicadas:

Sobrenome, Inicial do nome. (ano). Título. Tese não publicada, Instituição, Faculdade, Cidade.

Bustos, B. (1990). Mujeres, hogar e industria. Tesis de maestría no publicada, Universidad Nacional de Colombia, Departamento de Sociología, Bogotá.

 

Trabalhos não publicados e apresentados em um evento:

Sobrenome, Inicial do nome. (ano, mês, dias). Título. Evento, Cidade, País.

Hernández, G. (2001, septiembre 6-7). La gerencia de talento humano en las empresas medianas y grandes del occidente colombiano. Ponencia presentada al Encuentro de la Red de Investigadores de Estudios Interdisciplinarios sobre Organización y la Gestión, Ibagué, Colombia.

 

Trabalho não publicado (mimeo):

Sobrenome, Inicial do nome. (ano). Título. Trabalho não publicado, Entidade, Cidade.

Arango, L. G. (2001). Democratización de las relaciones de género y nuevas formas de dominación de clase en América Latina: reflexiones a partir del caso colombiano. Mimeo, Universidad Nacional de Colombia, Bogotá.

 

Documentos eletrônicos:

Sobrenome, Inicial do nome. (Data de publicação ou revisão da página, se está disponível). Título do documento ou artigo. Em Nome do trabalho completo. Disponível em: especifique o acesso ao site.

Etzioni, A. (2002, 5 de agosto). Cuando se trata de ética, las escuelas de negocios reprueban. The Washington Post. Disponible en: http://www.iadb.org/etica/

14. Se há mais de uma referência de um mesmo autor não se utilizará o sistema de travessões largos para indicar as diferentes entradas. Em cada caso se colocará o sobrenome e a inicial do autor:

Chiavenato, I. (2002). Administración de los nuevos tiempos. Bogotá: McGraw-Hill.

Chiavenato, I. (2002). Gestión del talento humano: el nuevo papel de los recursos humanos en las organizaciones. Bogotá: McGraw-Hill.

Chiavenato, I. (2000). Introducción a la teoría general de la administración. México: McGraw-Hill.

15. Os artigos e as resenhas serão recebidos durante todo o ano, ininterruptamente.

16. A direção da revista informará o recebimento dos trabalhos, em um prazo não superior a cinco dias úteis.

17. Posteriormente será iniciada a avaliação com o envio de cópia do material a três experts no tema, para que, de maneira independente, emitam um conceito sobre a possível publicação do trabalho, considerando os seguintes critérios: qualidade ou nível acadêmico, originalidade, contribuição ao conhecimento e à docência, claridade na apresentação, claridade da redação e da literatura, interesse e atualidade do tema.

18. Uma vez finalizadas as avaliações, que podem ser de aceitação plena, aceitação com modificações ou recusa, os resultados serão comunicados ao autor para que, sendo necessário, realize os ajustes e/ou modificações correspondentes; quando o autor realiza as modificações solicitadas pelos avaliadores, os artigos são enviados a um corretor de estilo para iniciar o processo de edição.

19. O autor cede os direitos de publicação à Escuela de Administración de de Empresas y Contaduría Pública de la Facultad de Ciencias Económicas de la Universidad Nacional de Colombia.

20. O artigo não pode aparecer em nenhum meio massivo de comunicação sem a autorização expressa da Escuela de Administración de Empresas y Contaduría Pública.

NOTA: O envio dos artigos não obriga o Comitê Editorial da Revista INNOVAR a realizar sua publicação.

 

Envio de manuscritos

1. Os artigos e as resenhas serão recebidos durante todo o ano, ininterruptamente.


2. Os artigos devem ser entregues através de um documento em formato Word, contendo o texto original, resumo analítico (não superior a 120 palavras) e palavras-chave (mínimo quatro) na direção da revista (Carrera 30 Nº 45-03, edificio 310, oficina 116, Universidad Nacional de Colombia, Bogotá, Colombia. Apartado Aéreo 055051, o al fax: (571) 3165000 Ext. 12313) ou enviado a nosso e-mail (revinnova_bog@unal.edu.co). Da mesma forma, os gráficos, tabelas, imagens e demais elementos devem ser anexados nos programas originais nos quais foram realizados.

 

[Home] [Sobre a revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


© 2007 Escuela de Administración de Empresas y
Contaduría Pública, Facultad de Ciencias
Económicas, Universidad Nacional de Colombia.
Building 310, office 116. , Carrera 30 No. 45-03,
Bogotá D. C., Colombia.
Telefax: (+571) 3l65000 extensión 12313
Apartado aéreo 055051

www.innovar.unal.edu.co

 



revinnova_bog@unal.edu.co