ISSN 1981-3821 versão online

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

 

Escopo e política

A BPSR aceita trabalhos, sob a forma de artigos, notas de pesquisa e resenhas de livros, de interesse acadêmico. Cientistas políticos e pesquisadores de disciplinas correlatas são bem-vindos. O escopo da revista é amplo e aprecia para publicação trabalhos representativos de todo o espectro das pesquisas em ciência política, relações internacionais e sobre a política brasileira - sejam eles estudos comparados ou não, de natureza teórica ou empírica, de metodologia qualitativa ou quantitativa.

A BPSR somente publicará trabalhos inéditos, sujeitos a pareceres anônimos.

 

Forma e preparação de manuscritos

INSTRUÇÕES AOS COLABORADORES

Os trabalhos submetidos à BPSR devem seguir as normas editoriais abaixo. O não cumprimento dessas normas resultará na devolução dos originais, sem o parecer, para nova apresentação.

Todos os artigos serão submetidos à avaliação de pareceristas anônimos. As notas de pesquisa e as resenhas de livros serão apreciadas pelo Conselho de Redação.

Formatação dos originais

Os textos devem ser apresentados com as seguintes especificações:

Tamanho do papel: A4
Margens esquerda e direita: 1.5
Espaço entrelinhas: 1.5
Fonte: Times New Roman, corpo 12.
Evite sempre formatações especiais: negritos, itálicos, cores no texto, etc.

Organização dos originais

FOLHA DE ROSTO: em página separada com as seguintes informações: título do trabalho, indicando se é artigo, nota de pesquisa ou resenha de livro; nome do autor, filiação institucional, endereços eletrônico e postal do autor para receber correspondência. Solicita-se, igualmente, a indicação do software utilizado para a geração dos originais de cada parte do trabalho - texto principal, tabelas, gráficos e figuras.

RESUMO: apresentar em página separada um resumo de até 250 palavras, em que fique clara uma síntese de propósitos, dos métodos empregados e das principais conclusões do trabalho, e a indicação de até 5 palavras-chave.

TEXTO PRINCIPAL: o texto principal deve ser numerado a partir da primeira página, com o algarismo posicionado no canto superior direito. O texto não deve exceder 35 laudas (aproximadamente 10 mil palavras). Notas de pesquisa e resenhas de livros não devem exceder 10 páginas ou aproximadamente 2,5 mil palavras.

Os subtítulos devem ser alinhados à esquerda, digitados em letras maiúsculas e não sublinhados.

Os parágrafos devem ser alinhados à esquerda, iniciados com letras maiúsculas; sem indentações e tabulações . A localização das tabelas, gráficos e figuras devem ser indicadas no texto e numeradas em seqüência (ex. Tabela 1, Gráfico 1, Figura 1, Tabela 2, etc.).

NOTAS: devem ser de natureza substantiva, limitadas a comentários adicionais ao texto, localizadas no final do texto e numeradas de forma seqüencial.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: as referências bibliográficas devem ser indicadas no texto principal e nas tabelas, gráficos e figuras seguindo a notação científica internacional: último sobrenome do autor e ano da publicação [ex.: (Figueiredo, 9999)] e, quando necessário, seguida do número da página [ex: (Figueiredo, 9999:99)].

LISTA DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: a lista de referência bibliográfica deve ser incluída no final do texto, iniciada em página separada, não numerada e em ordem alfabética (as referências não devem ser numeradas), constando os autores referidos no texto, tabelas, gráficos e figuras. As referências devem seguir os seguintes critérios:

Para livros: FIGUEIREDO, Marcus. (9999), A vida em Saturno . Rio de Janeiro: Editora Saturno.

Artigos em revistas: FIGUEIREDO, Marcus. (9999), "A vida em Saturno", BPSR , vol. 1, n ° 1, pp. 123-124.

Artigos de origem eletrônica: FIGUEIREDO, Marcus. (9999), "A vida em Saturno", E-Jornal, vol. 1, n ° 1, dia e mês, pp. (se for identificável), <endereço eletrônico>.

TABELAS: cada tabela deve vir em página separada, acompanhada de um breve título descritivo; recomendamos o uso da Função Tabelas do Microsoft Word. O conteúdo da tabela deve ser digitado em Times New Roman, 12, tal como no corpo principal do artigo. Notas e fontes, nesta ordem, devem ser colocadas abaixo da tabela, usando a fonte Times New Roman, corpo 10.

GRÁFICOS: cada gráfico deve vir em uma página separada acompanhado de um breve título descritivo. Recomendamos o uso do Microsoft Excel ou similar. Os gráficos deverão ser acompanhados das respectivas planilhas que os originaram

Notas e fontes, nesta ordem, devem ser colocadas abaixo do gráfico, usando a fonte Times New Roman, corpo 10.

FIGURAS: cada figura deve vir em página separada acompanhada de um breve título descritivo. As figuras deverão ser apresentadas em formato "imagem" ou "objeto" (photo-like). Títulos, legendas, notas e fontes devem fazer parte da imagem ou objeto.

PROVAS: o autor indicado receberá as provas por e-mail e neste momento checar com os originais e fazer as eventuais correções.

DIREITOS AUTORAIS: os autores deverão assinar o documento de transferência de direitos autorais para a Associação Brasileira de Ciência Política, pré-requisito para a publicação na BPSR.

CÓPIAS: A Brazilian Political Science Rewiew (BPSR) é uma publicação gratuita da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP). Seus leitores poderão copiar os artigos individualmente ou o número completo, que estarão no formato PDF, nos endereços http://www.BPSR.org.br ou http://www.cienciapolitica.org.br/BPSR. O conteúdo da revista, no entanto, é protegido pela legislação internacional de direitos autorais e o uso de qualquer parte desta terá que ser autorizado pela Associação Brasileira de Ciência Política e pelos seus autores.

 

Envio de manuscritos

ORIGINAIS

Os originais serão apresentados em inglês. Apenas os autores brasileiros podem submeter originais em português.

As apresentações dos originais serão feitas somente por e-mail (submission@bpsr.org.br). Na linha Assunto/Subject deverá constar: "submission to BPSR". No corpo da mensagem incluir: título do trabalho, informando se é artigo, nota de pesquisa ou resenha de livro; nome do autor, filiação institucional, endereços eletrônico e postal do autor indicado para receber correspondência. Solicita-se, igualmente, informar o software utilizado para a geração de cada parte do trabalho - texto principal, tabelas, gráficos e figuras, imagens ou ilustrações.

Os originais devem ser enviados em até quatro arquivos separados, anexados à mensagem. O nome dos arquivos deve conter: nome do autor principal seguido, quando necessário, das palavras TEXTO, TABELAS, GRÁFICOS E FIGURAS.

O texto pode ser digitado em qualquer software , embora se dê preferência ao Microsoft Word; as tabelas devem ser produzidas usando-se a Função Tabelas do Microsoft Word; e os gráficos oriundos de tabelas devem ser gerados preferencialmente em Microsoft Excel; não há software preferido para figuras, imagens ou ilustrações.

 

[Home] [Sobre esta revista] [Corpo editorial] [Assinaturas]


© 2009 ABCP (Associação Brasileira de Ciência Política)

Rua da Matriz 82 - Botafogo
22260-100 Rio de Janeiro RJ Brasil
Tel.: +55 21 2537-8020
Fax: +55 21 2286-7146


review@bpsr.org.br